quinta-feira, 16 de setembro de 2010

- Economia da Atual China


     Com pesquisas feitas na internet, em relação a economia da China, repara-se que deve crescer 9,5% em 2010. O Banco Mundial informou  que o crescimento da economia da China ficará por volta de 9,5% neste ano (2010) acima da meta de 8% estabelecida pelo governo chinês.
     Além disso, o banco previu um aumento moderado da inflação, uma desaceleração nos investimentos estatais na economia chinesa e uma recuperação contínua das exportações, após a queda de 2009.
Os dados constam do relatório do Banco Mundial sobre a China. Segundo Louis Kuijs (economista) , vai haver uma mudança na estrutura do crescimento da terceira economia mundial, com maior participação do setor imobiliário no PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas por um país) e menor intervenção governamental.
     No relatório, a um pedido que a China flexibilize a taxa de câmbio do yuan com relação ao dólar, que está praticamente fixa desde o início da crise financeira. A proposta está entre as principais demandas dos Estados Unidos ao governo chinês.
     Dois grandes risco para a economia chinesa é a bolha imobiliária, com altas de preços de até 30% nos imóveis das grandes cidades chinesas, e o endividamento de muitos governos locais do país (que recorrem justamente a projetos imobiliários para se financiarem).
     No entanto, a instituição internacional acredita que já existem as bases para que o modelo econômico chinês mude, e o país, em médio prazo, olhe mais para seu mercado interno e menos para o exterior.

Previsões para China

A China deve ser, em 2050, a maior economia mundial, tendo como base seu acelerado crescimento econômico sustentado durante todo início do século XXI. Dada a sua população e a disponibilidade de tecnologia, sua economia deve basear-se na indústria. Grande potência militar, a China se encontra atualmente num processo de transição do capitalismo de estado para o capitalismo de mercado, processo que já deverá estar completado em 2050.

A baixo está uma reportagem, gravada em 2009, confirmando a China como 3° maior economia do mundo!  




Nenhum comentário:

Postar um comentário